facebook

domingo, 17 de junho de 2012

A música e o mundo.


Sexta-feira passada dia 15/06, tive o privilégio de fazer um curso que falava da Geografia e a música, a princípio achei a idéia muito agradável, pois gosto muito de música e acho que é mais um instrumento para cativar os alunos. Teve aquela conversa toda, apresentação dos colegas, a impressão que cada um tinha sobre o tema da aula, se alguém já utilizava a música como ferramenta em sala, se alguém tocava algum instrumento musical e coisas assim, como sempre fiquei na minha, uma porque não manjo nada e música, outra que não toco absolutamente nada, mal consigo acompanhar uma musica batendo palmas, sou capaz de atravessar até no “Parabéns pra você”, isso só pra ver como sou um cara musical, mas enfim, mesmo com tudo isso, gosto de musica como ouvinte, é só.

Pois bem, fizemos um belo debate acerca do assunto, todos muito simpáticos, o professor um grande entendedor do tema e assim foi a aula, quase não paramos para tomar um lanche tamanha era a empolgação de todos nós na aula. Falamos dos nossos gostos musicais, música que marcou nossa infância ou a vida, música que marcou um momento ou lugar, enfim, toda nossa relação com a música em torno do tempo e espaço, e o engraçado disso tudo é que realmente as músicas bem ou mal elaboradas significam um tempo ou espaço que vivemos.

E para não deixar de ser  o repetitivo que sou, não vou esquecer de falar de uma música já citada aqui em outro momento, trata-se de ”Trocando em Miúdos”, uma porque essa música pra mim já tem um grande significado, a lembrança da infância e os irmãos mais velhos ouvindo e cantarolando junto do vinil, e outra é que essa letra retrata tudo que estávamos falando na aula. O tempo falando de músicos antigos como o Pixinguinha, a medida do Bonfim que é uma lembrança da Bahia e o Neruda que é um escritor do Chile. Olha só que riqueza, em uma única letra fala-se de um espaço, um tempo e uma cultura local, Chico Buarque como sempre genial.

Tudo bem, discutimos nos emocionamos e compartilhamos até algumas particularidades, como se a gente já se conhecesse há muito tempo. E o legal dessa história toda foi à prova de que a música possibilita acontecer em uma sala de aula, ela faz com que a gente entenda as nossas particularidades e as  alheias, conhecendo o tempo e o espaço de que cada um já fez parte ou ainda vai fazer. Acabamos a exposição da aula felizes,  e até arrisquei acompanhar com umas palminhas o vídeo de encerramento da aula.....valeu muito à pena, aprendi com isso que a música em qualquer parte do mundo aproxima as pessoas em qualquer tempo e espaço. Foi isso....



Sem comentários:

Enviar um comentário