facebook

domingo, 25 de novembro de 2012

Sessão Provocações Parte II


Cultura pra que?


Cultura ou o seu conceito não é tarefa fácil de se discutir, porém vou me atrever a esboçar um pouco sobre minha modesta opinião acerca deste assunto. Pode até parecer pretensioso tal abordagem, só que isso a meu ver, precisa e deve ser discutido, mesmo por pessoas leigas como eu.

E  porque desse assunto tão complicado?

Há dias venho pensando nesse tema, fala-se tanto em respeito das diversidades, da tolerância seja ela sexual, religiosa, partidária, enfim, o respeito que devemos a qualquer tipo de diferença ou opinião, só que isso parece-me demagogia, quando não concordamos com certas opiniões e não queremos nos expor acabamos omitindo nosso pensamento, como se isso fosse correto. Não o é,  claro, podemos e devemos emitir o que pensamos, só que de maneira respeitosa, sem que o oponente se melindre. Então o que é cultura?

Para alguns cultura é:

“Cultura significa cultivar, e vem do latim colere. Genericamente a cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, a arte, as crenças, a lei, a moral, os costumes e todos os hábitos e aptidões adquiridos pelo homem não somente em família, como também por fazer parte de uma sociedade como membro dela que é”.

Pois bem, baseando-se nos costumes e hábitos, porque é tão difícil respeitarmos costumes que não nos pertence? Cadê a tolerância? O respeito às diversidades? E por fim, cadê a nossa cultura que sempre a julgamos como melhor ou superior que as dos outros?

Pra que cultura se não a respeitamos?


Fica a Dica.

3 comentários:

  1. Continue postando, fazia tempo que você não postava!

    ResponderEliminar
  2. Cultura pra que? Profundo, dá tese, livros, documentários e até um congresso... mas somos aquelas formiguinhas... vejo que é aos poucos, pois estragaram há tempos o que se podia fazer de melhor com os jovens... lastimo.
    Vou tentando reinventar, segurando aqui, apoiando ali, investindo acolá, pra ver se sai algum fruto dessa dificil gestação de contribuir com a cultura de nossos alunos. Como eles mesmo dizem "Vambora!!!"

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo comentário nobre colega, se tiver oportunidade leia minha nova postagem. Gentileza gera Gentileza, tive a liberdade de cita-la e espero que não se importe.

      Eliminar