facebook

domingo, 13 de abril de 2014

Santa ignorância



Já virou lugar comum falar desse assunto, tudo que é página de jornal, noticiários de TV, ou até mesmo nas redes sociais critica-se o modo que a internet vem sendo utilizada, eu mesmo já me peguei fazendo tal comentário.

Confesso ser um usuário incontrolável, perco muito tempo vendo e compartilhando certas postagens, coisas sem propósitos, às vezes ofensivas, sem fundamentos ou veracidades das informações, atribui-se comentários e frases a autores que sequer pensaram ou disseram.

Tudo isso e mais um pouco se tornou comum nas redes sociais, estamos banalizando a utilização desse recurso, vulgarizando nossas relações e preocupados mais com a vida alheia do que a nossa. É um festival de exibicionismo, intolerância, e ostentação. Pra que tudo isso?

Pra nada!   

E por falar em intolerância parece-me que estou fazendo o mesmo, afinal estou criticando o modo de como estão, ou estamos utilizando a rede.

Pensando nisso e ainda bisbilhotando na internet vi o quanto somos ou sou ignorante, generalizar, criticar, questionar é um mal que precisamos ter cautela, depois de dito certas coisas não adianta voltar atrás.

E porque isso?

Vivo falando do comportamento alheio, vejo algumas postagens e não gosto da maioria delas, mas limito-me a só pensar, mesmo não concordando.

As vezes o silêncio e à ignorância é a melhor resposta a ser dada.  

Mas nem tudo está perdido. Nessa mesma rede social que vivo falando mal e que também não me desconecto, vira e mexe aparece algumas postagens que fico impressionado, figuras, quadros, livros, músicas, enfim, coisas que realmente nos agrega algum valor cultural, mesmo não conhecendo a maior parte dessas ilustrações compartilhadas me sinto menos ignorante e percebo que nem tudo esta perdido.

Que banalizemos menos esses recursos tecnológicos e aproveitemos mais o que a arte tem a nos oferecer.

Livros

Pinturas

Músicas

Esculturas

Museus

Tudo isso encontramos na internet, só não sabemos como, onde e a maneira certa de usar.

Santa ignorância essa a nossa!


3 comentários:

  1. " A nova safra de nativos do mundo digital pode ser muito hábil nos teclados, mas é completamente desajeitada quando se trata de interpretar comportamento e situações em tempo real"

    DANIEL GOLEMAN no Livro FOCO.

    ResponderEliminar
  2. MUITO BOM ISSO Q VÇ MENCIONOU ESTAVA AGORA MESMO FALANDO SOBRE ISSO COM UM AMIGO DE TRABALHO SOBRE PRINCIPALMENTE A RASGAÇÃO DE SEDA NÃO SUPORTO E ME NEUTRALIZO QUANDO VEJO ESSAS COISAS AFF!

    ResponderEliminar